<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: setembro 2015

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bálsamo hidratante Lierac Hydra-Chrono+


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

domingo, 27 de setembro de 2015

Diz que disse| Os desodorizantes anti-transpirantes farão realmente mal à saúde?

Desta vez trago-vos uma nova rúbrica que tem como objetivo esclarecer alguns mitos acerca dos cosméticos que estão mais ou menos enraizados, ou circulam pela Internet. Vamos a isto? :)

Vou começar por abordar os antitranspirantes, que têm como função reduzir a eliminação de suor.

Na verdade, o suor produzido nas axilas não tem qualquer cheiro. No entanto, à superfície da nossa pele habitam bactérias que fazem parte da nossa flora normal e metabolizam o suor, libertando resíduos que lhe conferem o seu cheiro característico.

Os desodorizantes convencionais atuam matando essas bactérias, com base em ingredientes como o álcool, antibacterianos e tensioativos, entre outros,  mas também formulações ácidas.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Vitamina C

Tem o nome de ácido ascórbico, e uma panóplia de aplicações em cosmética, sendo muitas vezes o principal ingrediente ativo destes produtos. Embora seja de origem natural, a vitamina C não pode ser produzida pelo organismo humano mesmo sendo essencial para o funcionamento correto do de vários órgãos, incluindo a própria pele. Por isso, é necessário que seja obtida através da alimentação, ou aplicada à sua superfície através de produtos cosméticos.

Na manutenção da saúde da pele, a vitamina C tem duas funções de destaque:

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

H&M Lip Definer


Ler mais »

sábado, 19 de setembro de 2015

Cor da pele| Escala de Fitzpatrick


Uma vez que abordei a hiperpigmentação aqui, e vou aprofundar esse tema em breve, achei que devia falar um bocadinho da cor natural da pele para facilitar a distinção entre estes dois conceitos :)

Por isso, nada melhor que abordar a Escala de Fitzpatrick,  o sistema de classificação da cor da pele mais utilizado. A pele é classificada segundo um fototipo, que se determina de acordo com a sua capacidade de bronzear ou queimar aquando da a exposição solar, relacionando também estes comportamentos com a cor de cabelo e dos olhos.
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , ,

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Creme Uriage Bariésun FPS 50+



Agora que podemos dar o Verão por terminado (falo por mim, esta noite já dormi com dois cobertores...) falo-vos daquele que foi o meu fiel companheiro durante a estação... E que como sabem uso durante todo o ano :D

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Anatomia de um rótulo #2| Lista de ingredientes

lista de ingredientes em produtos cosméticos não permite conhecer a concentração exata de cada um deles (a menos que esta seja mencionada), nem tão pouco prever exatamente a eficácia do produto final, que depende da interação do conjunto dos seus constituintes. No entanto, a sua análise pode ser útil antes da compra. Entre outras coisas, permite:

  • Escolher produtos, privilegiando determinados ingredientes
  • Comparar produtos, com base nos ingredientes e na sua posição relativa na lista rótulo de cada um
  • Evitar ingredientes sensibilizantes ou alergénicos
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , ,

domingo, 13 de setembro de 2015

Ácido hialurónico

O ácido hialurónico (imagem à direita) é um glicosaminoglicano (açúcar) de grandes dimensões, que se encontra distribuído por todo o organismo, e é essencial para o bom funcionamento das articulações, dos olhos e da pele.

Tem a capacidade de reter cerca de 1000 vezes o seu peso em água, o que o que explica a maioria das suas funções biológicas.

Começou por ser usado em cosméticos através da sua extração da crista de galos, mas atualmente é produzido por bactérias geneticamente modificadas.

Como já devem ter reparado, este ingrediente pode ser ser encontrado numa variedade de cosméticos, sobretudo em hidratantes e anti-rugas.

Mas será eficaz em ambos os casos?
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

H&M Velvet Lip Cream


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sérum

Embora possam conter exatamente os mesmos ingredientes ativos, séruns e cremes têm fórmulas muito diferentes.

O sérum é um produto mais concentrado em ingredientes ativos do que um creme, e menos concentrado em ingredientes hidratantes (humectantes e oclusivos) ou viscosificantes, que tornam os produtos mais pesados e podem dificultar a absorção de ativos pela pele. Assim, consegue-se uma melhor penetração e consequentemente maior eficácia na ação destes ativos.

No entanto, embora geralmente sejam formulados à base de água e por isso tenham algum poder hidratante imediata, os séruns não têm esta função e em peles mais secas ou desidratadas podem não conseguir manter a hidratação a longo prazo. Por isso, após a aplicação e absorção deste produto, pode ser necessário aplicar um hidratante.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

domingo, 6 de setembro de 2015

Silicones

Os silicones são uma grande família de polímeros sintéticos, insolúveis em água, que têm em comum a ligação entre átomos de silício por intermédio de um átomo de oxigénio (imagem à direita).
Podem ser líquidos ou sólidos, dependendo do tamanho das cadeias e da composição dos substituintes (R, na imagem).

O uso dos silicones marcou um grande avanço para a química, engenharia mas também para a cosmética. Estes ingredientes têm propriedades únicas, e sem eles, grande parte dos cosméticos que conhecemos hoje em dia seriam impossíveis de imaginar... Quanto mais formular!

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Esfoliante corporal Boticário Nativa SPA Argiloterapia


O que é?
Um exfoliante corporal de consistência espessa contendo:
  • Argilas
    • Montmorillonite
    • Caulino
  • Microesferas 
    • Polietileno
    • Sementes de damasco
    • Cascas de côco.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , ,

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Anatomia de um rótulo #1| Informações básicas

Mais uma rúbrica :D
Desta vez, vamos falar de rótulos de cosméticos, que são essenciais para conhecer, comparar e escolher estes produtos. Ao longo das várias publicações vou explorar diferentes informações que podem ser encontradas no rótulo:

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,