<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Gravidez e amamentação pt.3| produtos recomendados durante a amamentação

domingo, 21 de janeiro de 2018

Gravidez e amamentação pt.3| produtos recomendados durante a amamentação


A publicação de produtos recomendados para a gravidez já vai longe, e a verdade é que o pós-parto pode ser tão ou mais atribulado no que toca a preocupações a ter com a pele do rosto e corpo, mas também com os cabelos.

Por isso, e sem mais delongas; deixo-vos mais uma selecção de produtos dedicada a recém mamãs:


Mamilos gretados


Este é provavelmente o problema mais incómodo deste período, e se não for tratado devidamente pode resultar no desenvolvimento de infeções.

É muito importante que haja uma higiene regular da pele gretada e também das mãos, sempre antes de amamentar. Antes da amamentação, recomenda-se ainda embeber a crosta utilizando uma compressa embebida em água morna, e aplicar lanolina purificada, que não precisa de ser removida.

Para quem é alérgica à lanolina, podem ser utilizados cremes cicatrizantes. No entanto, no caso destes últimos; a possibilidade de ingestão por parte do bebé não costuma ser aconselhada.

Medela Purelan

100% lanolina. Dispensa apresentações, certo?

Bepanthene pomada

Contém lanolina mas também parafina líquida e vaselina; a par do pantenol (vitamina B5) 

La Roche Posay Cicaplast B5 pomada

Sem lanolina, e com 5% de pantenol, gluconato de zinco, madecassosido e gluconato de cobre; ingredientes de ação reparadora. Sem lanolina.


Refirmar a barriga e/ou seios


Após o parto, a barriga e os seios demorarão algum tempo até voltar ao seu tamanho inicial; e isso poderá ou não acontecer dependendo do grau de distenção sofrida, do aumento de peso, da elasticidade da própria pele, entre outros fatores.

Os produtos que proponho não são milagrosos, até porque não há muitas opções neste sentido; mas podem ajudar a acelerar o processo pela sua ação hidratante e tensora.


Mustela Maternidade firmeza corporal

Se procuram uma ação refirmante imediata e hidratação; com alguns benefícios a longo prazo. Contém péptidos de abacate, e extrato de centelha asiática; embora em concentrações relativamente reduzidas.

Woman ISDIN refirmante pós-parto

Com hidroxiprolisilano, vitamina E e óleo de rosa mosqueta em concentrações relatiavamente elevadas, este produto contém ainda triterpenos purificados da centelha asiática a 0,1%. É sempre a minha primeira opção de aconselhamento.

Sesderma Sesnatura creme refirmante

Os seus 2% de DMAE e o palmitoil tripéptido-3 dão-lhe uma marcada ação tensora; enquanto o ácido láctico hidrata a pele, aliado ao extracto de soja, elastina hidrolizada e ao colágeno.


Manchas


O melasma desenvolve-se durante a gravidez e tende a persistir após o parto; embora a intensidade da pigmentação possa diminuir um pouco. No pós-parto, o melasma pode reincidir se forem retomados os contraceptivos orais e/ou se houver exposição solar desprotegida.

Se este problema vos preocupa bastante, podem começar a pensar seriamente num tratamento intensivo, e para isso recomendo vivamente a visita a um dermatologista; que vos poderá prescrever medicamentos adequados, ou realizar procedimentos especializados (peelings, lasers, etc.)

Caso não tenham possibilidade de fazer um tratamento médico, na eventualidade de a pigmentação ser muito reduzida, ou se procuram apenas prevenção do aparecimento de novas manchas; deixo-vos alguma sugestões; sendo que todos os produtos utilizados no post da gravidez se poderão aplicar também aqui. Por isso, nesta publicação falo-vos apenas de boas opções de retinóides; sendo que para outros ingredientes ativos e proteção solar podem consultar a publicação anterior.

Neoretin sérum

Um mix muito interessante de ingredientes de ação despigmentante; que conta com 1% da patente Retinsphere (retinol + retinoato de hidroxipinacolona), 2% de N-Acetillucosamina, 4,8% de ácido kójico, e 4% de niacinamida; entre outros ingredientes (uma agradecimento à Andreia por esta preciosa informação!)


The Ordinary Granactive Retinoid 2% emulsion

É verdade que só tem um retinóide; mas para quem procura um produto acessível; e já utiliza por exemplo vitamina C ou outros despigmentantes durante o dia; pode ser uma excelente opção!

La Roche Posay Redermic R

Para quem quer inserir estes ingredientes na rotina mas tem pele sensível (ou simplesmente para as mais medricas!). Com 0,2% de retinol e 0,1% de linoleato de retinilo, dificilmente vão ter alguma reação indesejável.


Queda de cabelo



O aumento da circulação sanguínea de estradiol aquando da gravidez provoca um aumento do número de cabelos em fase anagénica (de crescimento). Após o nascimento, a concentração circulatória desta hormona reduz drasticamente, e como consequência dá-se uma queda de cabelo (eflúvio telogénico).

Esta queda por toda a cabeleira pode reduzir significativamente a densidade da mesma (sobretudo se pensarem que ganharam algum cabelo extra na gravidez); mas tende a normalizar-se em alguns meses. Por isso, nada de alarmismo! O cabelo vai voltar!

Entretanto, e como sei que não vão gostar de ficar de braços cruzados à espera que o cabelo cresça; podem utilizar champôs com ação volumizadora, que dão a impressão de terem mais cabelo, loções estimulantes (não medicamentosas), ou suplementos alimentares; caso não estejam a tomar outros suplementos; e apenas se o vosso médico o permitir!

Sou muito cética nestas coisas da queda de cabelo; por isso não apostaria "as fichas todas" em nenhum produto. Mas tendo em conta a opinião de pessoas menos céticas, e também numa perspetiva de dissimulação da falta de volume; deixo-vos uma seleção que devem tomar com as devidas reservas:

Ecophane pó

6 vezes mais concentrado do que os comprimidos, este pó tem ainda uma apresentação em saquetas. Já o disse várias vezes, mas é um produto do qual tenho muito bom feedback para a queda de cabelo.

Vichy Dercos Densi-Solution champô

Capacidade volumizadora, pela sua ação lavante; e também uma boa concentração de filoxane, um ingrediente originário da L'Oreal que permite preencher a fibra capilar. Não faz crescer cabelo, nem nenhum champô o fará; mas ajuda a dar volume àquele que já têm.

Crescina Ilhas Foliculares 1700

Um grande investimento, é certo; mas é também um produto com muito boa reputação. Tem várias patentes registadas, e esta nova fórmula promete atuar sobre os folículos em que cresce mais do que um cabelo. A solução é bastante irritante, por isso é importante lavar bem as mãos antes de pegar no bebé. Apenas se puderem investir!

Nourkrin pós-parto

Um suplemento pensado especificamente para as necessidades capilares desta fase da vida da mulher; bem como o Marilex (ingrediente exclusivo da marca).

Elvive Fibralogy condicionador

Um condicionador de supermercado com uma concentração decente de filoxane. Neste eu apostava de certeza!

Martiderm loção anti-queda

Uma loção inovadora com fatores de crescimento, que para além de ser relativamete recente no mercado tem também ingredientes reconhecidos (nicotinato de tocoferol, ácido salicílico e vitamina B6); bem como um preço bastante simpático.


Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial