>

sábado, 5 de agosto de 2017

Queratose pilar



Pele de galinha a toda a hora? Provavelmente é queratose pilar, e tem solução :) É uma situação muito comum, e totalmente inofensiva para a saúde da pele.

Como se apresenta?

Na queratose pilar a pele apresenta pequenas obstruções dos folículos pilossebáceos com cerca de 1 a 2 mm, e que e se assemelham ora à pele de galinha ora a pequenas borbulhas; já que por vezes, se pode desenvolver também vermelhidão e comichão.

A queratose pilar tende a aparecer nos braços e pernas, podendo por vezes desenvolver-se nas bochechas e tronco.

Geralmente surge antes dos 2 anos ou na adolescência, podendo continuar a manifestar-se ao longo da idade adulta.

Em muitas pessoas, a queratose pilar parece estar mais associadas ao tempo frio e a situações em que esta pele do corpo se encontra mais seca.

Como se forma?
Tal como o nome indica, a queratose pilar resulta de uma deposição  excessiva de queratina ao longo do orifício dos foliculos pilossebaceo; formando acumulações que são visíveis à superfície da pele.


Prevenção e tratamento

A prioridade é desobstruir o folículo, no caso do tratamento; ou evitar a sua obstrução, no caso de prevenção; e por isso os produtos pode ser essencialmente os mesmos. 

  • Esfoliação


Martiderm esfoliante corporal

Gosto deste esfoliante por ter 2% de ácido salicílico e grânulos de vários tamanhos. Se a pele não estiver bem molhada pode tornar-se agressivo... Mas se o usarem "com carinho" vão adorar o resultado! :p

Garnier PureActive Intensive 

Este é um produto de rosto, mas mais uma vez por ter 2% de ácido salicílico e por ser super barato decidi inclui-lo aqui. Tem demasiado mentol, e acho-o muito irritante para o seu propósito original. Mas a menos que tenham uma pele super sensível, podem perfeitamente usá-lo no corpo.

Bioderma  White Objective moussant

Mais um esfoliante de rosto que pode ser usado no corpo :) Este tem acido cítrico a 15%, e as suas partículas são muito suaves.


  • Hidratação

Cien Urea 10%

Não preciso de explicar porque é que escolhi este produto pois não? Barato e ideal para quem procura um hidratante diário que previna a acumulação de queratina! A maioria das pessoas conseguirá mesmo aplicat em combinação com esfoliantes, sem sofrer qualquer irritação.

ISDIN Ureadin Ultra20

Já para uma fase de tratamento, uma vez que permite uma esfoliação mais rápida. Pode também ser usado diariamente, mas após a pele estar alisada acho um desperdício.

SVR Xérial 30 crème

Um produto com excelente relação qualidade/preço, que pode também ser usado diariamente. Tal como no caso anterior, eu reservá-lo-ia para as alturas em que a pele precisa de uma boa esfoliação. Também não aconselho que o combinem com um esfoliante no mesmo dia.

Sem comentários: