>

sábado, 12 de agosto de 2017

Gravidez e amamentação pt.2| produtos recomendados para a grávida


Há umas semanas atras falei-vos de quais as limitações de ingredientes que existem  durante a gravidez. Mas durante a pesquisa, reparei que nunca aconselho produtos direcionados para as preocupações características desta fase...

Por isso, hoje junto alguns dos produtos de que mais gosto, é que são seguros para usar neste período :)

Acne

As benditas hormonas que possibilitam a gestação são também as principais responsáveis pelo aparecimento de lesões acneicas em muitas mulheres durante a gravidez. Por isso, é importante que escolham produtos que possibilitem uma boa limpeza, e que apliquem hidratantes com ação seborreguladora mas calmante. Deixo-vos algumas das minhas escolhas:


Youth Lab Daily Cleanser

Eficaz a remover o excesso de oleosidade, mas suave o suficiente para não deixar a pele sensibilizada. Já vos falei dele várias vezes, porque realmente gosto muito, e podem ler a review completa aqui.

La Roche Posay Serozinc

Um complemento para quem não dispensa uma bruma, é que se pode tornar numa boa ajuda para controlar o excesso de oleosidade e para acelerar a cicatrização das borbulhas. Além disso, podem utilizá-lo nas assaduras do bebé depois do nascimento!

SVR Sebiaclear Active

Outro produto que aconselho muito, porque de facto não existe nada parecido no mercado! Com 4% de niacinamida e 14% de gluconolactona, este creme ajudará a manter a pele hidratada, prevenindo a acumulação de questina que provoca o espessamento da epiderme e o aparecimento de novas borbulhas e pontos negros.

Lierac Sebologie concentrado Stop borbulhas

Um produto realmente diferente, e do qual tenho um feedback fantástico! Deve ser aplicado diretamente nas borbulhas, e gosto especialmente dele porque não tem montes de álcool para "secar" o que quer que seja. Tem 5% de calamina, 1,5% de gluconato de zinco, 0,6% de acido azelaisco revestido e apenas 0,18% de ácido salicílico. E lembrem-se: não deve ser agitado!

Melasma

O aumento da concentração sanuínea de estrogénios durante a gravidez parece ser a maior causa para o aparecimento do melasma nesta fase, mas a exposição à radiação UV, visível (sobretudo azul) e até mesmo o calor podem precipitar o aparecimento de manchas.

Estes são alguns dos produtos que podem usar durante a gravidez para prevenir o a aparecimento e reduzir a aparência das manchas.


Caudalie Vinoperfect sérum

Um sérum que provavelmente dispensa apresentações! A sua ação deve-se essencialmente à viniferina proveniente da seiva da videira, e é a Caudalie é a única marca que usa este ingrediente. Este contém concentração ainda mais elevada de vitamina E, de ação antioxidante.
 
Martiderm DSP-sérum

 A Martiderm posiciona este sérum justamente para a fase da gravidez. Contém 4% de genisteína, 2% de ácido fítico e 1% de hexilresorcinol.

ISDINCEUTICS Melaclear
Com 10% de vitamina C na forma de ácido ascórbico, 2% de ácido, e extrato de chá verde, com ação antioxidante. Curiosamente este sérum contém também extrato de uva; mas ao contrário do da Caudalie este é proveniente da semente (e isso pode fazer toda a diferença).

Bioderma Photoderm M
Além da elevada proteção anti UVA e UVB, este protetor contém também óxido de zinco que protege a pele da radiação de cor azul. Por outro lado, a presença deste ingrediente pode tornar este produto demasiado escuro para uma pele mais clara, e nesse caso podem optar pelo Photoderm Spot (igual proteção UVA e UVB, mas sem cor). Não é o mais indicado para uma pele oleosa.

ISDIN FOTOUltra 100 Spot Prevent
 UVA 61 e FPS (UVB) 118. Percebem porque é que gosto dele? :) No entanto, também não será o mais confortável para um pele oleosa.

Heliocare Ultra 90 gel 
Excelente proteção anti-UVA e UVB, com uma textura perfeitamente adequada para uma pele oleosa. Além disso, este protetor contém um complexo de ação antioxidante.

Estrias

A distensão da pele da barriga e coxas associada às diferenças hormonais que ocorrem aquando da gravidez podem resultar numa desorganização das fibras de colagénio no tecido subcutâneo, que por sua vez levam à formação de estrias.

Para reduzir o seu número e/ou severidade é muito importante manter sempre a pele bem hidratada, e fornecer-lhe ingredientes que possam promover a sua elasticidade. O extratode Centelha asiática, ou os seus triterpenos isolados e o óleo de rosa mosqueta são os mais comuns; mas serão também benéficos a vitamina C e alguns péptidos que promovem a produção de colagénio pela pele.

Os produtos que vos mostro de seguida contêm alguns destes ingredientes:

ISDIN Velastisa gel

Sem dúvida o meu preferido! Com estudos clínicos que suportam a sua eficácia, este gel contém óleo de rosa mosqueta, hidroxiprolisilano, triterpenos de Centelha asiática (moléculas puras responsáveis pela ação deste extrato), manteiga de shorea e vitamina E

Sesderma Estryses loção anti-estrias


Trata-se de um produto com boa ação hidratante, mas que aparentanter concentrações mais reduzidas de óleo de rosa Mosqueta e metilsilanol; embora estes se possam encontrar lipossomados e ter assim uma absorção superior. Estre produto tem também os triterpenos da Centella asiática, e o extrato dessa mesma planta.

Letiferm creme anti-estrias

Outro produto interessante, neste caso pela sua elevada concentração em hidroxiprolisilano, e que contém també manteiga de karité e triterpenos de Centelha asiática.


Hidratação


Algumas mulheres sentem a pele do corpo mais seca durante este período, e por isso é importante não descurar a hidratação. Não é preciso investir muito para encontrar bons produtos :)

Ultra Suave Corpo
Gosto desde hidratante ser fácil de espalhar, e porque deixa a minha pele hidratada por bastante tempo.

Nivea Care

Outro creme muito acessível e que hidrata a pele de forma duradoura

 La Roche Posay Lipikar Leite 

Ideal para pele seca e sensível, já que não tem perfumes. Além de deixar a pele bem hidratada, este leite contém também niacinamida que promove a síntese de ceramidas pela pele; reforçando a sua hidratação a longo prazo.


Pernas cansadas


Outro grande problema da gravidez, e que é também causado pelo aumento das concentrações sanguíneas de progesterona e estrogénios.

Além do repouso com as pernas elevadas, existem cremes e géis que podem ajudar a aliviar este desconforto:


Martiderm Legvass
Com extrato de videira vermelha, castanheiro da índia e centella asiática. esta emulsão permite aliviar a sensação de cansaço e reduzir a retenção de líquidos. Além disso, trata-se de um produto de ação hidratante e reparadora da pele, uma vez que contém óleo de amêndoas doces e alantoína.

Allestax
Este produto nunca terá a eficácia do medicamento Antistax. Mas uma vez que durante a gravidez a toma de medicamentos está especialmente restrita ao aconselhamento médico, podem encontrar neste produto uma solução refrescante é reconfortante a um bom preço. No entanto, a sua elevada concentração em álcool pode desidratar a pele com mais facilidade.

Clarins Leite pernas cansadas
Refresca as pernas de imediato, além de ser bastante hidratante. Recomendo a aplicação deste produto apenas à noite ou debaixo da roupa; uma vez que alguns dos óleos essenciais e extratos vegetais que contém podem ser fotossensibilizantes.

Sem comentários: