<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Cuidados de Inverno pt.1| Pele

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cuidados de Inverno pt.1| Pele


No Inverno os dias tornam-se mais frios, chuvosos e ventosos. Estas mudanças ambientais obrigam-nos a utilizar aquecimento em nossas casas, que por sua vez torna o ar mais seco. Com todas estas mudanças ambientais tanto a pele como o cabelo podem ser afetados, e por vezes torna-se necessário alterar os produtos e rotinas que usamos nas estações anteriores.

Pele

Nesta época, a pele tende a perder água mais facilmente, o que provoca uma sensação de picada, repuxamento, ou até mesmo descamação, e isso é sentido principalmente por quem já sofre de pele seca. No entanto, também algumas peles oleosas se podem ressentir com desidratação, e também para elas deverão ser reforçados os cuidados nesta época.

Além destes problemas que afetam grande parte das pessoas, doenças como a dermatite atópica ou a psoríase costumam agravar-se nesta altura.

  • Limpeza (mais) suave
Os produtos de limpeza que deixam a pele completamente desprovida do seu filme hidrolipídico podem agravar a desidratação, ainda que tenha pele oleosa ou use um hidratante à posteriori.

Se limpa a pele com sabões ou sabonetes talvez esteja na altura de os trocar por um gel, se tem pele oleosa, e por um leite, óleo ou bálsamo, se tem pele seca.

  • Cuidado com a temperatura da água
Embora um banho quente saiba muito bem por estes dias, a verdade é que a temperaturas elevadas a água tem uma maior capacidade de eliminar os lípidos que fazem parte da pele, e são responsáveis pela manutenção da sua hidratação.

Se gosta de água especialmente quente, pode optar por diminuir a temperatura ou diminuir o tempo que passa no banho.

  • Mudar de hidratante de rosto... ou sobrepôr
O nosso tipo de pele pode sofrer algumas alterações com as mudanças de estação, e no Inverno até as peles mais oleosas tendem a desidratar. Seja qual for o seu tipo de pele, se o seu produto de hidratação não é suficiente poderá trocá-lo por outro mais rico ou sobrepôr um segundo produto.

O produto ideal para fazer esta sobreposição seria a protetor solar, que forneceria alguma hidratação extra e ao mesmo tempo portegeria a pele do envelhecimento e da ação desidratante do sol. Existem protetores adequados para todos os tipos de pele, é só procurar!

  • Usar máscaras hidratantes em SOS
dias em que a pele fica especialmente desidratada, e nessas ocasiões pode recorrer-se a máscaras hidratantes. Estas máscaras permitem aliviar os sinais de hidratação rapidamente, melhorando o aspeto e o conforto da pele.

Esta solução é especialmente interessante para quem tem pele oleosa a mista mas desidratada, e não quer optar por um hidratante rico no dia-a-dia.


  • Hidratar o corpo... nem que seja durante o banho!
No Inverno é natural termos mais preguiça em hidratar o corpo (eu incluída!), mas é justamente nesta altura que a pele precisa de mais atenção! Para facilitar a nossa vida existem já hidratantes que podem ser aplicados no duche, e nos permitem vestir logo após o banho.

  • Cuidar das mãos e dos lábios
No Inverno, estas são as partes do corpo em que a secura tende a incomodar mais, para além do rosto. Para combater este problema, pode ter sempre à mão um cold cream e um batom para o cieiro, que podem ser aplicados várias vezes durante o dia. Muitas vezes estes produtos são mesmo vendidos em packs!

Para prevenir a desidratação das mãos, o uso de luvas no dia-a-dia pode ser também muito útil.

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial